Quando está limpo e bem polido, um carro pode ter aspecto de novo e chamar a atenção de muita gente por onde passa.
No entanto, apesar das vantagens de contratar terceiros, nem todo mundo tem condições financeiras de pagar polimento profissional com frequência e prefere comprar os produtos necessários para fazer o serviço por conta própria. Pensando nisso, esse artigo vem trazer dicas de como polir seu veículo corretamente.
Em que consiste o polimento automotivo?
A definição de polimento automotivo consiste em, por meio do desgaste por atrito, fazer a remoção da fina camada de tinta e/ou verniz na parte danificada. Apesar de gramaticalmente ser simples, na prática, “polir” é uma tarefa complicada e que exige treinamento. Portanto, antes de iniciar o serviço, certifique-se de que você é capaz de realizar o serviço e peça a ajuda de um profissional capacitado.
Quais são os materiais que devo usar para fazer o polimento do carro?
Para fazer o polimento de um carro, por ser uma atividade que influencia diretamente na estética dele, recomenda-se a utilização de produtos de boa qualidade. Tendo isso em mente, a lista de itens necessários são: algodão ou estopa fina; paninho de microfibra; cera cristalizadora e cera líquida; lustrador; polidor composto e pasta abrasiva;
Quais os cuidados que devo ter inicialmente para polir o carro?
- Não faça movimentos circulares, eles podem riscar a pintura do carro: faça movimentos na horizontal ou vertical;
- No lugar da estopa, use preferencialmente algodão;
Em que consiste a análise da pintura?
Antes de começar as etapas de polimento e pré-polimento, é importante que seja feita uma análise da pintura para que, através dela, seja possível determinar qual o processo de polimento que apresentará o melhor desempenho para a situação específica (ou seja, o processo mais rápido e que desgasta menos o verniz).
Nessa análise, será possível encontrar diversos tipos de riscos e contaminações e algumas delas possuem nomes específicos, tais como:
- Riscos leves: são caracterizados por serem pequenos e pouco fundos. Para resolver esse problema, deve ser feito um pré-lustro com boina de espuma agressiva com um polidor de média abrasividade e, posteriormente, um refino que seja capaz de remover as marcas que esse processo deixa;
- Riscos médios: são um pouco mais profundos do que os riscos leves. Nesse caso, para resolver, utiliza-se uma boina de lã e um polidor agressivo ou uma lixa de polimento (atenção: só use a lixa se você for capacitado para isso). Depois desse processo, os riscos da lixa são removidos com a boina de lã e, logo em seguida, feito o refino, etapa que remove os arranhões deixados por esse processo;
- Riscos até a base: são caracterizados por serem mais profundos do que os riscos médios em que é possível perceber que o verniz foi furado. Para esse tipo de risco, o polimento não funciona e é necessário aplicar verniz ou repintar, dependendo do caso;
- Riscos até o primer: são caracterizados por apresentarem uma cor cinza em seu fundo, o que indica a profundidade que esse risco apresenta. Para resolvê-lo, a única solução é pintar o local ou, caso o carro tenha coloração escura, com um produto Tira Risco;
- Swirls: são marcas causadas quando o veículo é lavado e secado de forma incorreta. Normalmente, para eliminar essas marcas, primeiro é necessário efetuar a etapa do lustro, boina de espuma e lustrador e, caso o problema não seja resolvido, fazer a etapa de pré-lustro;
- Overspray (névoa de tinta, contaminantes de ferro, poluição de indústria ou, ainda, poeira do freio): são contaminações localizadas na superfície da lataria e que a deixam com textura áspera e opaca (perde o brilho). Para resolver esse problema, deve-se usar Clay Bar;
Como deve ser feito o pré-polimento do carro?
O pré-polimento do carro consiste em preparar o automóvel para que ele receba o polimento. Em um primeiro momento, deve ser feita sua lavagem. Logo em seguida, o carro precisa ser preparado com cera líquida e, depois, com pasta abrasiva. Ainda, utilizando a ajuda de um pano de microfibra, deve ser retirada toda a pasta abrasiva da lataria. Ao fim desse processo, se feito corretamente, ele deve deixar o carro pronto para receber o polimento.
Quais as principais dicas para fazer um bom polimento?
- Nunca incline a boina durante o polimento, isso pode criar “holografias” na pintura;
- Sempre que a boina estiver suja, lave ela com Microlav;
- Garanta que as boinas e os suportes estejam sempre balanceados e centralizados;
- Prefira trabalhar em pequenas áreas pequenas de cada vez;
- Exija que o trabalho seja feito na sombra e com a lataria fria;
- Quando for trabalhar com politriz ou rodo orbital, tome bastante cuidado com o fio;
- Tente não fazer pressão na superfície com a politriz pois isso criará holografias fundas;
- Quando o quesito for rotação, prefira usar a que o fornecedor recomendou. Rotações muito altas podem ocasionar marcas;
E o polimento, como deve ser feito?
Antes de mais nada, com a ajuda dos dedos, é preciso passar o polidor composto na lataria. Posteriormente, é necessário espalhar esse produto na horizontal e depois na vertical com a ajuda de algodão. Ao fim, com o pano de microfibra, é preciso remover os excessos do produto que ficou na lataria.
Após esse processo, o polimento é finalizado com o lustrador, produto que deve ser aplicado com o auxílio de uma estopa no sentido horizontal e, depois, no sentido vertical. Para finalizar o processo de lustração, deve-se aplicar um pouco de cera cristalizadora em todo o carro e, depois de alguns minutos, retirar esse produto com o pano limpo.
Uma outra maneira de realizar esse serviço é a descrita abaixo:
- Passo 1: corte
- Nessa etapa, os riscos médios são removidos;
- Passo 2: pré-lustro, polimento ou refino
- Essa etapa é usada quando a etapa lustro não remove totalmente;
- Passo 3: lustro
- Elimina swirls, holografias de corte e de pré-lustro ou refino e marcas de chuva ácida;
- Passo 4: super lustro
- Essa etapa não remove marcas, mas dá um super brilho;
- Passo 5: avaliação do resultado
Para assegurar que todas as marcas foram eliminadas, é necessário remover o excesso de produtos e checar se a pintura ainda possui marcas. Com esse intuito, deve ser utilizado uma mistura de água destilada e álcool isopropílico na proporção de 1:1.
Antes de mais nada, com a ajuda dos dedos, é preciso passar o polidor composto na lataria. Posteriormente, é necessário espalhar esse produto na horizontal e depois na vertical com a ajuda de algodão. Ao fim, com o pano de microfibra, é preciso remover os excessos do produto que ficou na lataria.
Após esse processo, o polimento é finalizado com o lustrador, produto que deve ser aplicado com o auxílio de uma estopa no sentido horizontal e, depois, no sentido vertical. Para finalizar o processo de lustração, deve-se aplicar um pouco de cera cristalizadora em todo o carro e, depois de alguns minutos, retire esse produto com o pano limpo.
Como fazer para manter o polimento?
As dicas para manter o polimento do carro são simples: use produtos neutros durante a lavagem, não use óleo diesel nem querosene na pintura, uma vez por semana, passe cera líquida e, uma vez por mês, a cera cristalizadora.