Atividade física e prevenção do câncer: saiba mais!

Sabia que existe uma grande relação entre a atividade física e prevenção do câncer? Esse é um tema extremamente importante, que todos deveriam entender melhor a seu respeito.

Afinal de contas, não há como negar que o câncer é uma das doenças mais temidas e comuns no mundo todo, haja vista que é capaz de afetar milhões de pessoas a cada ano.

Mas, ainda que seja uma doença complexa, estudos têm demonstrado que a prática regular de atividade física pode ajudar na prevenção e no tratamento do câncer, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Então, se você quer entender um pouco melhor a respeito da atividade física e prevenção do câncer, é só continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.

O que é o câncer?

Em suma, o câncer nada mais é que uma doença que ocorre quando as células do nosso corpo começam a se multiplicar de forma descontrolada.

Por consequência disso, acabam formando tumores que são capazes de se espalhar para outras partes do nosso corpo.

No entanto, devemos salientar que existem muitos tipos diferentes de câncer, cada um com sintomas e tratamentos específicos.

Em vista disso, entender melhor sobre atividade física e prevenção do câncer acaba se tornando algo essencial, até mesmo para obter um tratamento precoce.

Diversas pessoas ficam atentas aos possíveis sinais dessa doença, a exemplo: a coceira como sinal de câncer de pele.

Mas, muito melhor do que isso, é entender melhor sobre a relação da atividade física e prevenção do câncer.

Como a atividade física pode ajudar na prevenção do câncer?

Estudos têm demonstrado que a prática regular de atividade física pode ajudar a prevenir vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, cólon e próstata.

A atividade física pode ajudar a prevenir o câncer de várias maneiras, bem como:

Redução do excesso de peso corporal

O excesso de peso corporal é um fator de risco para muitos tipos de câncer, mas a atividade física pode ajudar a controlar o peso corporal e reduzir o risco de câncer.

Redução da inflamação

A inflamação crônica também é um fator de risco para o desenvolvimento de uma série de tipos de câncer.

Nesse sentido, a relação entre atividade física e prevenção do câncer é justamente o fato de que os exercícios contribuem para redução da inflamação no corpo.

Melhora da função imunológica

Por fim, a atividade física pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, o que pode ajudar a prevenir o câncer.

Qual é a importância da atividade física na prevenção do câncer?

A atividade física é importante na prevenção do câncer porque ajuda a manter o peso sob controle e reduzir a inflamação no corpo, dois fatores de risco importantes para a doença.

Além disso, a prática regular de exercícios também pode ajudar a regular os níveis de hormônios, como o estrogênio, que estão relacionados ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

A atividade física pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, que é responsável por combater as células cancerígenas no organismo.

Ou seja, a prática regular de exercícios físicos pode ser uma grande aliada na prevenção do câncer.

Também não temos como deixar de mencionar que a prática de atividade física pode contribuir para amenizar alguns sintomas, como dor no ombro que irradia para o braço, fadiga, inflamação etc.

Quais tipos de atividade física são recomendadas para prevenir e ajudar no tratamento do câncer?

Qualquer tipo de atividade física pode ser benéfica para prevenção e auxiliar no tratamento do câncer, desde uma caminhada diária até atividades mais intensas, como musculação e corrida. Todas têm seu valor.

No entanto, alguns estudos indicam que exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, ciclismo e natação, são especialmente benéficos para prevenção e tratamento do câncer.

Além disso, atividades que trabalham a flexibilidade e o equilíbrio, como o yoga, podem ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

Assim, acaba melhorando a qualidade de vida e reduzindo a possibilidade de desenvolver a doença.

Recomendações para a prática de atividade física

Para obter os benefícios da relação entre atividade física e prevenção do câncer, é interessante que você siga as seguintes recomendações:

Fale com seu médico antes de começar um programa de exercícios

Se você tiver alguma condição médica ou estiver iniciando um programa de exercícios pela primeira vez, é indispensável falar com seu médico antes de começar.

Comece devagar e aumente gradualmente a intensidade

Comece com atividades leves, como caminhar, e aumente gradualmente a intensidade ao longo do tempo.

Isso é necessário até mesmo para evitar efeitos negativos, como dores ainda mais intensas no corpo e coisas do gênero. Respeite os limites do seu corpo.

Mantenha-se ativo todos os dias

Tente se envolver em atividades físicas todos os dias, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Por mais que possa parecer algo simples, com o decorrer dos dias fará uma grande diferença.

Incorpore uma variedade de exercícios

Tente incrementar uma variedade de exercícios em sua rotina de atividade física, o que inclui exercícios aeróbicos, de força e flexibilidade.

Ajuste sua rotina de exercícios à sua vida

Outra dica é tentar ajustar atividades físicas em sua vida diária, como caminhar ou andar de bicicleta para o trabalho.

Ajuste sua alimentação

Além do exercício, não deixe de manter uma alimentação equilibrada e saudável para prevenir o câncer e outras doenças.

Nesse sentido, a nossa dica é procurar um profissional nutricionista, para que ele possa indicar alguma dieta que possa lhe oferecer os devidos benefícios, como o hipercalórico, por exemplo.

A atividade física pode ajudar a reduzir o risco de outros tipos de doenças?

Sim, a atividade física regular pode ajudar a reduzir o risco de uma variedade de doenças e condições de saúde, além do câncer.

Algumas das doenças e condições que podem ser prevenidas ou gerenciadas com a prática regular de exercícios físicos são as seguintes:

  • Doenças cardiovasculares, como doenças coronárias e derrames cerebrais;
  • Diabetes tipo 2;
  • Obesidade;
  • Osteoporose;
  • Depressão e ansiedade;
  • Artrite;
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Demência e perda de memória.

A atividade física pode melhorar a saúde de várias maneiras, como ajudar a manter um peso saudável, melhorar a circulação sanguínea, reduzir o risco de inflamação e doença crônica, aumentar a força e resistência muscular, melhorar o sono e reduzir o estresse.

Portanto, procure incluir a atividade física na rotina diária, independentemente da idade ou condição de saúde.

Começar aos poucos e aumentar de maneira gradual a intensidade e a duração dos exercícios pode ajudar a melhorar a saúde geral e reduzir o risco de várias doenças e condições de saúde.

Posso praticar atividade física durante o tratamento do câncer?

Depende do tipo de câncer e do estágio em que se encontra o tratamento. Em alguns casos, a atividade física pode ser benéfica e ajudar a melhorar a qualidade de vida durante o tratamento.

Em outros casos, pode ser necessário evitar exercícios físicos intensos e consultar um médico ou profissional de saúde antes de começar qualquer atividade.

Por exemplo, pacientes que estão em tratamento de quimioterapia podem sentir fadiga e fraqueza, o que pode limitar a prática de exercícios.

Nesses casos, exercícios mais leves, como caminhadas curtas ou ioga, podem ser mais adequados.

Às vezes, o paciente quer iniciar a prática de exercícios físicos para amenizar possíveis dores corpóreas. Se esse for o caso, é interessante conhecer os benefícios da acupuntura.

Independente de qualquer coisa, sempre fale com o seu médico, para que ele possa lhe orientar da melhor maneira possível.

About the author

itil

View all posts

1 Comment

  • Amcv.ro – Marketing digital – Platforma unde creativitatea si promovarea se intalnesc pentru a da viata afacerilor tale!
    Ne-am propus sa oferim o platforma unica si eficienta pentru cei interesati sa-si promoveze afacerile, produsele sau serviciile prin intermediul advertorialelor personalizate si a articolelor de promovare. Suntem aici pentru a va ajuta sa va faceti vocea auzita in lumea online, sa va conectati cu audienta tinta si sa va evidentiati in fata competitorilor.
    Indiferent daca aveti o afacere mica sau una mai mare, Amcv.ro este locul potrivit pentru a va face cunoscut mesajul. Cu noi, puteti posta advertoriale personalizate care sa reflecte in mod autentic valorile si misiunea afacerii dumneavoastra. Fie ca sunteti in domeniul comertului, al serviciilor sau al productiei, exista mereu un spatiu pentru dumneavoastra pe Amcv.ro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *