Simulador de empréstimo: o que é um simulador de empréstimo?

Quantas vezes você já pensou em pedir dinheiro emprestado, mas teve medo das taxas de juros serem absurdas? O temor em ter que desembolsar muito mais do que o previsto assombra muitos brasileiros, por isso, existe o simulador de empréstimo.

O número de instituições de crédito e financiamento são grandes, mas cada uma oferece taxas diferentes e prazos para pagar.

Para que não você não caia no vermelho, este artigo vai explicar a importância de fazer uma simulação de empréstimo antes da contratação. Acompanhe!

O que é simulador de empréstimo?

Um simulador de empréstimo é uma ferramenta de comparação de taxas e linhas de crédito entre várias instituições financeiras que garantem o serviço.

É como uma calculadora de empréstimos onde você pode descobrir a média de taxas cobradas pelos bancos e quanto pode pagar, dependendo do valor emprestado.

Como funciona uma simulação de crédito?

Não é preciso sair de casa para simular um empréstimo. Você consegue comparar valores e parcelas em casa, no trabalho ou em qualquer lugar usando seu computador, notebook ou celular.

O simulador de empréstimo é feito totalmente on-line em diversos sites do ramo, disponibilizando diversas ofertas de crédito em instituições diferentes. Assim, você pode escolher qual se encaixa em seu orçamento antes da contratação.

Para simular, é muito simples. Muitos sites possuem uma estrutura semelhante, mas basicamente eles têm os mesmos campos para preenchimento, tais como:

  • tipo de operação (crédito consignado ou normal);
  • valor a ser financiado;
  • valor de entrada;
  • renda mensal;
  • prazo para pagamento;
  • taxa de juros.

Nem todo site mostra a taxa de juros, portanto, muita atenção na hora de simular o empréstimo e contratar o serviço. Os valores, em alguns casos (exceto websites de bancos de varejo) divulgam apenas valores aproximados.

Onde acessar os simuladores de empréstimos?

Na hora de tomar dinheiro emprestado, seja consignado ou pessoal, é natural a dúvida sobre onde simular para ter certeza de quanto vai pagar no fim das contas.

Um simulador de empréstimo pode ser acessado de diversas maneiras, como blogs, sites sobre o assunto, bancos financeiros ou de varejo (como BMG, Itaú, BNDES, Banrisul, BRB), cooperativas de crédito, aplicativos de smartphone, planilhas de Excel, simulação de crédito para PC, entre outros meios.

Por que usar um simulador de empréstimo?

Já imaginou descobrir durante a contratação que os juros são exorbitantes? Ou o gerente do seu banco tenta empurrar o “melhor empréstimo” e alguns investimentos, prolongando a conversa e dando dor de cabeça?

O melhor a fazer é simular on-line, porque além de ser prático, rápido e muitas vezes feito de forma oculta, você não precisa esclarecer nada ou driblar perguntas do gerente que podem ser persuasivas para a sua decisão.

Portanto, usar um simulador de empréstimo é a melhor maneira de comparar taxas, linhas de crédito e prazos de pagamentos das financeiras. Escolha o tipo de empréstimo e os sites ou blogs que oferecem o serviço. Simule, compare e não tenha mais medo de tomar dinheiro emprestado!

About the author

beto

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *