Qual papel ideal para sua impressão?

A escolha entre os diferentes tipos de papel no mercado é um dos fatores principais para obter uma impressão digital de ótima qualidade. Dependendo do produto que deseja imprimir, você deve selecionar cuidadosamente o tipo de papel mais apropriado para aprimorar o conteúdo visual e textual presente em seu projeto editorial ou gráfico. Saiba qual papel ideal para sua impressão, aqui neste artigo.

Tipos de papel ideal para impressão

Escolher quais os tipos de papel utilizar em sua impressão nem sempre é fácil, especialmente quando você se depara com uma grande variedade de folhas muito diferentes. Cada tipo de papel é caracterizado por um peso, uma produção e um acabamento que determinam a transparência, a aparência visual, o peso, a espessura, o grau de opacidade, o efeito ao toque e a duração do mesmo.

Quando contratamos o serviço de uma gráfica, eles sabem o tipo ideal de papel a ser utilizado, no entanto, é preciso conhecer o ideal para sua impressão, a fim de evitar prejuízos e deixar o seu material com mais profissionalismo, seja para ocasiões mais formais, como exemplo, documentos de empresa, ou mais simples, como convite de casamento, entre outros.

Papel Offset

Esse tipo de papel é parecido com o sulfite, no entanto, sua qualidade é superior, uma vez que ele é uma folha branca que varia em seu peso, podendo ser escolhido entre 56 e 240 gramas, mas os de 90 a 120 gramas são os mais utilizados.

O papel Offset é fosco e não possui revestimentos, permitindo que absorva de forma eficiente a tinta utilizada para impressão.

Ele é muito utilizado na confecção de panfletos, bloco de notas, folders, envelope, cartaz, selo, agenda e outros.

Papel Couché

O papel Couché é mais grosso e liso, possui alta resistência e durabilidade, pesa entre 90 gr e 350 gr, pode ser encontrado brilhante e fosco. Indicado para informações impressas, no entanto, pode ser de leitura desagradável ou dificultar a visualização do destinatário, devido ao brilho que reflete luz.

Papel Reciclado

Um tipo de papel sustentável que é confeccionado através dos restos de papéis offset e sulfite. A folha é mais áspera e possui a cor puxada para o marrom, ela é altamente resistente e custa um pouco mais caro do que as folhas de offset comuns. Sua espessura varia entre 90 e 120 gramas, indicada para impressões comuns.

Papel foto

O papel foto é indicado para realizar a impressão de fotos, proporciona a superfície adequada e brilho para imagens. Esse papel possui vários tipos, os quais se diferenciam por sua capacidade de absorver a tinta que promove a qualidade das imagens.

Papel Kraft

Esse tipo de papel é parecido com o reciclado, pois possui uma cor marrom que lembra madeira, já que não é realizado o processo de branqueamento em sua confecção. Por ser um papel resistente, ele é utilizado na produção de sacola, caixa, e demais embalagens. Escolher o tipo de papel ideal ajuda a deixar o seu impresso com qualidade e aspecto profissional, garantindo a atração do público desejado.

About the author

beto

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *