coelhos de pascoa segurando ovos

Conheça o significado da Páscoa

Em diferentes partes do mundo a Páscoa é comemorada e cada qual com as suas celebrações e tradições próprias, tornando essa data muito especial. Conheça hoje o significado da Páscoa.

Sabemos que existem alguns significados e tradições que são muito fortes mesmo em nosso país como, por exemplo, o coelho e também os ovos de chocolate.

No entanto, saiba que mais do que dar ovos de chocolate para crianças e aproveitar o dia com os familiares e amigos, esse é um momento de verdadeira alegria pensando também no sentido cristão da comemoração.

Logo abaixo você vai entender a principal diferença entre as diferentes formas de celebrar essa data.

A Páscoa com o significado religioso

Muitos chamam mesmo como o “verdadeiro” significado da Páscoa, que é o significado religioso dessa festividade que teve seu início na cultura judaico-cristã.

A celebração da Páscoa para os cristãos é um dos principais motivos da fé e é uma data em que é celebrada a vitória de Cristo sobre a morte assim como, a sua ressurreição.

O domingo de páscoa encerra ainda o período de 40 dias de penitência, oração e jejum, conhecido como quaresma que tem início na quarta-feira de cinzas após o Carnaval.

Um dos significados ainda está na própria palavra que significa passagem, onde os cristãos celebram a passagem de Jesus Cristo para a morte, livrando de todos os pecados e trazendo a salvação e logo depois, a passagem novamente para a vida nova.

Existe ainda outro significado religioso, também no judaísmo, em que o povo já celebrava a Páscoa antes mesmo da vinda de Jesus.

No caso dos judeus essa celebração é conhecida como Pessach, que também pode ser traduzido para a palavra passagem, celebrando então uma nova vida para o povo judeu no Egito, quando foram libertos da Escravidão.

Renovação da vida também é Páscoa

Junto com o significado religioso existe também o uso de outros símbolos, que podem ser por vezes até mesmo mais conhecidos do que o significado religioso, que são os coelhos e ovos de chocolate.

Mas você sabe o que na verdade, uma coisa tem a ver com a outra? Você vai entender agora.

Como você pode perceber no tópico acima a Páscoa traz esse significado de vida nova, durante a celebração. E pensando em vida nova, foi utilizado a partir dos alemães o símbolo do coelho por ser um animal muito fértil.

Existe ainda outra tradição, que diz respeito ao coelho e também, à sua associação com o período pascal.

Na Europa Ocidental a Páscoa é celebrada próximo ao início da primavera, assim como no hemisfério norte o que também, trazia o significado de renovação da vida a partir da abertura das flores.

Durante essa época, era muito comum encontrar lebres pelos campos, de forma que facilmente era associado então com a primavera e também com a celebração da Páscoa.

Por mais que o coelho não seja um animal que bote ovos, o ovo também é símbolo de vida e portanto, foi unido ao coelho também na Alemanha de forma que os dois símbolos, se espalharam pelo mundo e dessa forma ficou conhecido ao longo dos anos.

Na tradição dos ortodoxos durante a Quaresma eles não comiam os ovos, de forma que logo após o domingo de Páscoa, conhecido também como oitavas da Páscoa, esse era um dos primeiros alimentos a serem consumidos.

Pensando em utilizar esse que era um alimento, para não se perder por completo a pintura os ovos se tornou um costume e logo depois uma bela tradição, que foi perpetuada ao longo dos anos.

A partir dessa prática os ovos de chocolate se popularizaram especialmente na Inglaterra em 1873.

Pensando em aprender como fazer bebê reborn para o presente de Páscoa, clique aqui.

About the author

beto

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *