Como Ser Você Mesmo? Autêntico e Original?

Ser autêntico significa ter a coragem de ser o que cada um realmente é, de forma íntegra e honesta, sem ter em conta modelos externos, modas, tradições ou crenças e aceita todas as limitações e qualidades que cada um tem.

A pessoa autêntica é a que se ama a si mesma, aceita e reconhece que tem muitas qualidades para melhorar. Sempre procurar o lado positivo das relações e luta para alcançar seus objetivos.

Às vezes, a auto-aceitação se torna mais difícil quando nos lamentamos pelo que não temos. Em diferentes momentos e circunstâncias, pessoas me disseram: “se tivesse nascido em uma família com melhor posição económica, outra coisa teria sido”; “se eu tivesse as qualidades que ele tem…”; “se eu tivesse tido a possibilidade de uma melhor educação…”; “se me tivesse apresentado essa oportunidade…”. Se tivesse, se tivesse…

João* é um homem de 47 anos que chega ao meu consultório porque começou a sentir-se desmotivado, sem ilusões, e considera que sua vida não tem muito sentido. Conta que nos últimos anos tem piorado, no entanto acredita-se entender que, desde criança, para ele era muito importante a aprovação dos maiores. Comenta que quando não tinha a aprovação de um adulto sentia que não valia a pena viver. Sempre tentava fazer o seu melhor para agradar os outros, até chegar ao ponto de imitar as maneiras de andar, pensar, falar e fazer coisas que os outros pensam que estão correctas.

Uma pessoa que não é o que quer ser, isto é, que não se aceita a si mesma, vai buscar a aceitação no mundo de fora, fingirá ser alguém que não é, vai tentar olhar para o que crê, é aceito, e trata de viver para os outros. Mais um tentando ser o que os outros querem ou esperam de um, mais se perde a força de caráter, a confiança, a auto-estima e a consciência de que, na verdade, um quer realmente. Viver desta forma é ser artificial. E o artificial é uma cópia: é algo, até certo ponto, mecânico e morto.

Ser o que se é tem mais poder e força que o que talvez pensamos. Agir a partir do que nós somos simplesmente é um dos grandes passos não só para conseguir confiança e conhecimento pessoal, mas para realizar o Poder de ser autêntico.

Infelizmente, na escola, o trabalho, a televisão e outros meios de comunicação, se aprendem muitas comportamentos artificiais. Aprenda um a competir, a tentar ser o que não é e ter o que todos tem ou deve ter com o tal de serem aceitos.

É muito difícil reconhecer, e muito mais ok, que muitas vezes não estamos agindo com autenticidade, que te acomodas com o que os outros querem ou o que acha que eles querem. Por isso, é necessário fazer-se a pergunta: o Que fazer para ser autêntico?

– Para ser honesto com os outros, devemos ser honestos com nós mesmos, procurando fazer o menor dano e obter o máximo benefício para todos. Às vezes não é fácil, mas também não é impossível.

– Descreve as suas qualidades em uma folha e outra arma frases com tudo o que se caracteriza como pessoa, além de sua parte física.

– Seja espontâneo. Apesar de crer que seus colegas ou colegas não aceitam suas propostas, simplesmente arrisque-se fazê-lo.

– O primeiro passo para ser aceito em seus diferentes ambientes, é começar a te amar, honrar e cumprir com tudo o que comprometido com você mesmo.

– Para ser você mesmo: você deve explorar a fundo quais são os seus valores, conectar-se com eles e a partir destes estabelecer uma Visão de como você gostaria de vê-lo em um tempo. Também lhe permitirão saber que você gosta de verdade, os talentos e habilidades.

– Evita a mentira e a personalidade múltipla. Ser o mesmo sempre, independente das circunstâncias.

– Seja fiel às promessas que fizeste, desta forma, será fiel a si mesmo.

– Não ter medo do que é que me vejam como eu sou”. De qualquer forma, enquanto não façamos algo para mudar, não podemos ser outra coisa.

Lembre-se, você é único no mundo. Não há nada como tu. Descubra todos os seus talentos, qualidades, pontos fortes e mostre ao mundo o quão valioso você.

About the author

itil

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *