Como melhorar seu networking

Melhorar seu networking é importante para manter uma rede de contatos sólida e eficaz para o seu negócio, hoje em dia o network é fundamental para todos tanto para empresários como para profissionais autônomos ou contratados.

Para você ter uma ideia segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Lee Hecht Harisson foi descoberto que 63% dos profissionais conseguiram mudar de emprego ou de função através de indicação de um conhecido.

Para as empresas essa rede de contato ajuda a formar novas parcerias e a fechar novos negócios, por isso é tão importante manter uma boa network.

Para saber mais sobre empreendedorismo e oportunidades de negócio, sugerimos a leitura do blog Máquina de Cartão boa.

O que é Networking?

É basicamente a habilidade de manter e criar uma rede de contatos formais com objetivos em comum. O network é uma rede de contatos profissionais que visa formar parcerias, projetos, trabalhos e entre outros.

Além disso, um dos benefícios das pessoas que praticam networking é o bem-estar que faz parte do ciclo de relacionamento.

Para que a sua rede de contatos seja eficaz você precisa aprender como melhorar seu networking, para isso observe algumas dicas.

Dicas para melhorar seu networking

Para melhorar a sua rede de contatos algumas atitudes podem ajudar observe e coloque em prática.

  1. Observe os seus interesses

Para começar primeiramente tenha o foco direcionado onde você ou a empresa pretende se estabelecer e comece a investir nos contato, se o interesse e os objetivos forem semelhantes, manter o contato profissional irá ajudar bastante.

  1. Admita o que é importante

Para melhorar seu networking você precisa admitir o que é realmente importante para ter uma boa rede de contatos, definindo isso será mais fácil encontrar boas oportunidades para a sua carreia profissional.

Comece conversando com pessoas da sua área sobre assuntos relevantes, por exemplo, tendências do mercado e novidades.

  1. Evite o constrangimento

Criar uma rede de contatos é um desafio para as pessoas que não tem vergonha. Por isso, você deve evitar ficar constrangido para fugir deste desconforto.

Para isso, chegue mais cedo na reunião para falar com as poucas pessoas que estão lá, observe o ambiente e vá conhecendo as pessoas.

  1. Crie coragem

Para enfrentar os medos e todas as dificuldades você precisa criar coragem para isso. Se você não tentar com certeza não terá sucesso na tarefa, para driblar isso comece entrando em contato com as pessoas seja por telefone ou pelas as redes sociais e use também o Linkedin para divulgar o seu trabalho.

  1. Comece devagar

Para criar uma boa rede de contatos você precisa começar devagar. O seu network pode ser iniciado com os seus amigos para que você não se sinta desconfortável em um local com pessoas desconhecidas.

  1. Fale pessoalmente

As redes sociais ajudam bastante a criar uma rede de contatos, mas ela não deve ser apenas um único recurso para criar o seu network. Você precisa conversar pessoalmente para ganhar mais confiança dos seus contatos.

  1. Mostre o seu valor

Mostre os seus interesses, mas primeiramente é necessário descobrir quais são os seus pontos fortes e fracos e o que você pode oferecer para os outros profissionais. Quando acontece uma troca de informações o contato se fortalece.

  1. Tenha disciplina

Uma rede de contatos de qualidade não é criada de uma hora para outra. Ela deve ser construída aos poucos, após ser formada ela tende a crescer mais com o passar do tempo.

No entanto, para que isso aconteça você deve se empenhar para manter o relacionamento com essas pessoas para que a rede continue forte. Esse hábito irá ajudar bastante a melhorar seu networking.

  1. Ouça mais

Quando estiver conversando com alguém pela primeira vez ou vai se apresentar para um novo contato em um evento, tente ouvir mais do que falar. Além disso, formule perguntas para fazer assim você confirma qual é o seu interesse.

Conclusão

Para criar novas parceiras empresariais ou contatos profissionais é importante que você aprenda com melhorar seu networking, pois a criação de uma rede de contatos de qualidade é fundamental.

Com contatos você consegue indicações interessantes para a sua carreira profissional ou para a sua empresa.

About the author

beto

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *