Comida para calopsita: veja as melhores formas de alimentar sua calopsita

Quem possui pássaros sabe que alimentação adequada é importante, mas será que você sabe qual a melhor comida para calopsita?

A alimentação recomendada por veterinários é a ração, por possuir vitaminas e nutrientes necessários para o desenvolvimento das calopsitas. Por ser mais cara, os proprietários sempre buscam alternativas, como sementes e frutas.

Neste artigo vamos descobriro que a calopsita come além de ração. Acompanhe!

Qual a melhor comida para calopsita?

Sem dúvidas, criadores preferem alimentar suas calopsitas comração extrusada ou peletizada. Além de serem fáceis de encontrar, essas rações possuem boa qualidade e vitaminas suficientes para que esses pássaros possam se desenvolver melhor.

Há também as sementes, alternativa sempre muito usada, mas que não é o bastante para a saúde das calopsitas. Isso acontece porque, quando compramos as sementes elas vêm com as cascas, mas a casca não é consumida pelas aves. Sem contar que, com a variedade de sementes, a calopsita escolhe qual delas é mais saborosa para comer, facilitando a deficiência de vitaminas e nutrientes.

Afarinhada de ovo é outra excelente comida para calopsita. Bastante nutritiva, a farinhada é melhor do que o ovo cozido e é recomendada em época de reprodução.

Como fazer a farinhada de ovo caseira?

Você pode comprar a farinhada de ovo, existem diversas marcas no mercado, mas também se preferir, pode preparar a comida para calopsita. Veja o que você vai precisar:

  • 1 ovo cozido e espremido;
  • 1 colher de germem de trigo;
  • 1 pitada de suplemento mineral (Aminomix, por exemplo);
  • 1 colher de farelo de soja torrado;
  • 5 colheres de flocos de milho;
  • 1 porção de legumes ou verduras raladas ou cortadas.

Modo de preparo

Junte tudo em uma panela e misture até formar uma massa úmida. O acréscimo de legumes ou verduras – pode ser cenoura ou couve – ajuda a tornar a farinhada de ovo caseira ainda mais saborosa para a calopsita.

Outros pássaros, como os granívoras ou frugívoros gostam mais de sementes (como alpiste e painço) e frutas (goiaba e banana), respectivamente.

Outras formas de alimentar calopsitas

Além das verduras e legumes, como espinafre, milho verde, cenoura, jiló e chicória, as calopsitas também gostam de frutas, como a maçã.

Osso de sibaou farinha de ostras são muito boas também na época de reprodução dessas aves, pois são fontes de cálcio.

Além de fornecer uma ótima comida para calopsita também é importante trocar a água todo dia e manter a areia grossa bem lavada. Sobre a areia é recomendável nunca pegá-la da rua, pois tem o risco de estar contaminada com a urina ou fezes de outros animais.

Posso trocar as sementes por ração?

Toda substituição, seja a marca da ração ou trocar as sementes pela comida mais recomendada por criadores requer transição.

Sempre que for colocar a ração para sua calopsita, coloque mais sementes e vai diminuindo essa quantidade, de forma gradual, até a troca definitiva. Dessa forma, sua ave não sofrerá reações adversas pela substituição abrupta.

Este artigo sobre comida para calopsita foi útil para você? Não se esqueça dos ossos de siba e a farinhada de ovo caseira para reforçar a alimentação.

About the author

beto

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *